O minimalismo dominou as preferências dos decoradores até agora. No entanto, essa realidade mudou. Em 2026 o maximalismo chega em força e traz objetos que remetem às décadas anteriores a 2000.
Assim, mostramos os objetos vintage que Martha Stewart destaca como tendências que voltaram à moda ao longo deste artigo.
1.Espelhos com molduras douradas
Os espelhos com molduras douradas deixaram, durante algum tempo, de ser considerados peças desejáveis na decoração, por parecerem demasiado dramáticos e exuberantes.
Segundo Nicolas Martin, fundador da Flea Market Insiders e da Fleamapket, “os exemplares mais procurados hoje são os que têm molduras de madeira esculpidas à mão e folheadas a ouro verdadeiro. Possuem uma profundidade e delicadeza que as reproduções modernas simplesmente não conseguem replicar”.
2.Padrões florais
Durante anos, os padrões florais foram associados à casa das avós, mas estão de regresso. Logo, o estilo cottagecore e a estética millennial prometem ser algumas das preferências decorativas de 2026.
3.Plantas artificiais
As plantas artificiais do passado denunciavam-se facilmente pelo aspeto plástico e pouco realista. Porém, há no mercado flores e plantas quase indistinguíveis das naturais, uma excelente opção para quem não tem tempo nem paciência para cuidar delas.
4.Verga e vime
Os objetos de verga e vime voltam a destacar-se e marcam hoje presença em qualquer loja de decoração, algo que nem sempre aconteceu.
“Originalmente, viam-nos como móveis da varanda da avó, pintados de branco e adornados com vários tecidos”, explica Bene Raia, especialista em leilões.
5.Pratos e recipientes Pyrex
Lembra-se dos pratos castanhos Pyrex da sua avó? Estão de volta!
“As cores e os desenhos das peças Pyrex passaram a ser catalogados e valorizados por colecionadores, e alguns modelos raros chegam a ser vendidos por milhares de dólares em lojas e leilões”, destaca Raia.
6.Capas de sofá
As capas de sofá voltaram a ser tendência, no entanto, agora reinventadas e mais personalizáveis para se adaptarem aos diferentes estilos dos designers de interiores.
7.Peças em latão
As peças em latão atingiram o seu auge nas décadas de 1980 e 1990 e agora voltam à moda.
“O que trouxe o latão de volta não foi apenas a nostalgia. Foram os designers que o reintroduziram num contexto totalmente diferente, com tons mais suaves, novas formas modernas, misturas de metais e, sobretudo, em casas de banho mais escuras e aconchegantes”, afirma Nicolas Martin.
8.Papel de parede
O papel de parede tinha sido eliminado durante as remodelações domésticas por não se enquadrar no estilo minimalista. No entanto, hoje regressa em força, mas com versões mais contemporâneas, texturizadas e sofisticadas.
9.Móveis em bambu
No mesmo espírito da verga e do vime, os móveis em bambu despertam novamente o interesse dos decoradores, logo será um dos materiais muito procurado em 2026.
“À medida que os interiores passaram a valorizar materiais naturais e ambientes mais descontraídos, as pessoas redescobriram a beleza das peças de bambu”, conclui Martin.
Fontes: Noticias ao Minuto




