Muitas pessoas têm o sonho de ter um cãozinho, mas como vivem em apartamentos, tendem a adiar esse sonho por causa das condições de espaço, da rotina e pelo facto de o animal ter de ficar sozinho durante o dia.
Mas que raças se adaptam bem a apartamentos?
Devem ser cães de porte pequeno, com cerca de 5 a 7 quilos, e é importante que sejam raças que fiquem bem sozinhas.
- Yorkshire – É um cachorrinho de pequeno porte, com uma pelagem longa e lisa e olhinhos brilhantes. São cães cheios de energia; no entanto, o seu tamanho facilita as brincadeiras, e adoram estar perto dos tutores.
- Maltês – Tem uma pelagem macia, é inteligente e dócil. É um cão muito companheiro do seu tutor e pode adaptar-se muito bem à vida em apartamento.
- Poodle – Parecem ursinhos encantadores. De forma geral, são muito obedientes, espertos e companheiros.
- Shih Tzu – É uma raça muito querida e tranquila, conhecida pela sua adaptabilidade em espaços pequenos. Adoram ser acarinhados.
- Dachshund ou Teckel – Conhecidos como “cães salsicha”, vivem bem em apartamentos pequenos. Além de ótimos companheiros, podem passar horas entretidos.
- Chihuahua – É um cão pequeno, ativo e veloz. São muito leais aos tutores, mas normalmente não gostam de pessoas estranhas e, especialmente, de crianças.
- Pinscher – É um animal conhecido pela sua energia transbordante. Muito protetor e apegado ao tutor, não é recomendável deixá-lo sozinho por longos períodos.
Ao deixar o seu cão sozinho em casa, ligue uma música ou a televisão para que ele não se sinta só, e deixe brinquedos que o estimulem.
Quer uma raça de grande porte?
Se o seu desejo for um cão de grande porte, será necessário fazer passeios diários mais longos, entre uma a duas horas, para aliviar o stress do animal. A raça Border Collie, por exemplo, não deve viver em apartamento, explicam os veterinários, pois é um cão de caça e pastoreio que precisa gastar muita energia.
Fontes: Cláudia




